O que é mentoria acadêmica? Quando procurar uma mentoria acadêmica?

0
14
Quando devo procurar por uma mentoria acadêmica
5/5 - (3 votes)

Em nosso post de hoje iremos discutir sobre técnicas que podem lhe ajudar a desenvolver a sua pesquisa de uma forma mais fluida e dinâmica no caso de o seu orientador não ser uma pessoa tão presente. Diante desse cenário, neste post iremos lhe apresentar algumas das características essenciais que integram o campo da mentoria acadêmica, com foco em seus benefícios.

Também iremos apresentar alguns dos motivos que podem fazer com que a mentoria acadêmica seja a estratégia da qual está precisando nesse momento. Logo, a primeira coisa sobre a qual precisamos conversar neste momento diz respeito ao que significa a mentoria.

Como o próprio nome já indica, nada mais é do que um tipo de serviço que fornece subsídios intelectuais para que você possa resolver uma dada questão, aqui, no caso, aquelas de ordem acadêmica, visto que iremos discutir sobre esse tipo de mentoria.

O que é a mentoria acadêmica?

A mentoria acadêmica nada mais é do que um programa de aconselhamento no qual uma pessoa que tem experiência nessa área irá ajudá-lo a desenvolver a sua pesquisa e a lidar com as atividades acadêmicas à ela associadas da melhor forma possível.O que é a mentoria acadêmica

A mentoria também tem como objetivo lhe ajudar a adiantar alguns processos da pesquisa que têm dúvidas. Ela irá lhe ajudar a atuar enquanto pesquisador de uma forma muito mais efetiva. Entretanto, é primordial que, ao procurar por um serviço de mentoria, você escolha por uma pessoa ou por uma equipe que tenha experiência nessa área.

A mentoria, nesse sentido, irá lhe auxiliar a desenvolver esta pesquisa, seja ela como um todo ou parte dela. É uma atividade que demanda uma troca muito significativa entre o mentor e o aluno-pesquisador, o que exige conversas, diálogos, bem como o compartilhamento constante de ideias.

O papel de um mentor acadêmico

Dentre os múltiplos benefícios que uma mentoria pode lhe oferecer, devemos chamar a sua atenção para o fato de que a troca de experiência com um pesquisador que conhece a fundo esse mundo sem dúvidas renderá bons resultados. Como é uma atividade educacional, o mentor irá lhe ajudar a compreender como aprender, o que aprender e como colocar todo o conhecimento em prática. Também irá apresentar as estratégias mais eficazes para aprender o conhecimento necessário.

Os caminhos, dificuldades e desafios relacionados a esse processo da pesquisa também serão pontuados pelo mentor.

Trata-se de um tipo de serviço que fará com que você tenha uma visão clara sobre como funciona o mundo acadêmico.

Entretanto, o mentor capta uma pequena parcela desse grande mundo, visto que, como tudo na vida, há diferenças a depender do contexto no qual você está atuando ou deseja atuar.

A compreensão de um contexto

Dentre as funções de mentoria, a compreensão do seu contexto de pesquisa é a primeira tarefa a ser desempenhada pelo mentor, visto que cada organização funciona de uma forma muito particular, pois tem as suas próprias regras.

Cada contexto tem regras específicas, como um núcleo familiar ou uma empresa. O mesmo ocorre com o cenário acadêmico. O mundo acadêmico brasileiro por si só funciona de uma forma particular e, além disso, cada instituição funciona de uma maneira diferente.

Logo, a mentoria pode lhe ajudar a ter uma compreensão, ao mesmo tempo, ampla e específica sobre o contexto acadêmico. O mentor irá analisar quais são as suas ambições e as regras do espaço que escolheu para desenvolver esta pesquisa e, a partir disso, irá lhe apresentar alguns caminhos mais coerentes para que o seu estudo seja desenvolvido de uma forma mais efetiva, bem como para que esse momento seja proveitoso e não caótico.

Como a mentoria pode lhe ajudar?

Diante do cenário apresentado, iremos apresentar algumas formas como o serviço de mentoria acadêmica pode lhe ajudar. A mentoria atua de uma forma muito ampla. Em primeiro lugar, você pode contratar esse tipo de serviço quando o seu objetivo é o de decidir qual é a instituição, o programa e a linha de pesquisa mais coerente, levando sempre em consideração os seus objetivos atuais.Como a mentoria pode lhe ajudar

A mentoria acadêmica pode lhe ajudar a perceber se o lato sensu ou o stricto sensu é o mais indicado para o seu perfil acadêmico/profissional. Por exemplo, a fim de que você possa atuar de maneira regular no Brasil como mestre e/ou doutor, há algumas regras que devem ser atendidas, como concluir um curso desse nível que seja regulamentado pela CAPES.

Logo, se o seu objetivo é o de lecionar na pós-graduação brasileira, o entendimento a respeito dessa exigência será primordial. A consultoria pode lhe ajudar de uma maneira significativa nessa jornada de aprendizado.

O auxílio na tomada de decisão

Como já foi dito, o mundo acadêmico exige o cumprimento de algumas regras. Já no caso do mundo business, há uma maior flexibilidade. Algumas organizações possuem preferência por aqueles profissionais que apresentam alguma experiência internacional, mesmo que este não seja um curso regulamentado pela CAPES, pois não há essa exigência.

Levando isso em consideração, não são raros os casos em que as pessoas pendem ora para o cenário acadêmico, ora para o mundo business. Desse modo, se você não sabe qual é o seu perfil, o mentor pode lhe ajudar a perceber se é uma pessoa mais inclinada para o mundo business e lhe fornecerá alternativas mais coerentes para a realização dessa especialização.

O papel do mentor é o de fazer esses esclarecimentos de maneira apropriada. Por outro lado, se o interesse do consultado é o de atuar como professor e representante de alguma organização, o mentor irá apresentar possibilidades coerentes para que esse objetivo acadêmico-profissional seja alcançado. Entretanto, surge uma dúvida: a mentoria acadêmica também pode ser procurada após o ingresso? Sim!

A mentoria após o ingresso em um programa de mestrado

Muitos não avaliam as suas reais possibilidades de ter contato com um mentor antes de ingressar no mestrado e quando ingressam em um programa sem qualquer tipo de conhecimento sobre o que enfrentará, acabam passando vários desafios. Diversos desafios, limitações e até mesmo conflitos podem aparecer.A mentoria após o ingresso em um programa de mestrado

No entanto, cabe ressaltar que a mentoria pode contribuir com esses indivíduos. O mentor irá atuar como um mediador, nesses casos. Ele explicará o que é uma base de dados, métodos de pesquisa, técnicas para desenvolvimento de uma dissertação ou tese etc. Os conhecimentos prestados dizem respeito a esse amplo mundo da produção científica.

Além disso, como se trata de um mundo que exige muita crítica, reflexão, estudo, pesquisa e leitura, o papel do mentor também o auxiliará nesse sentido. O mentor irá lhe ajudar a tomar decisões mais assertivas e a colocar em prática estratégias de pesquisa mais direcionadas.

O direcionamento da pesquisa

O mentor pode ajudar o consultado nas mais diversas fases de sua pesquisa, contudo, caso essa mentoria demore para ser procurada, essa pessoa pode se perder no meio do processo e perder tempo.

Sabemos que nesse universo, temos que produzir a todo o momento, bem como temos que frequentar simpósios e congressos a fim de que divulguemos os resultados de nossos estudos. Assim, se demoramos para ter acesso a esse conhecimento, poderemos nos comprometer. Portanto, são necessárias estratégias reais e que possam ser colocadas em prática de uma forma rápida e eficaz.O direcionamento da pesquisa

Logo, a mentoria é capaz de lhe ajudar no estabelecimento de tais mecanismos, pois irá lhe ajudar a perceber como esse conhecimento obtido pode ser convertido em estratégias passíveis a serem aplicadas naquele momento específico no qual se encontra. Além disso, o objetivo aqui também é o de fazer com que você seja colocado em contato com a reflexão e a produção. Posto isso, podemos pensar em como a mentoria pode auxiliar na união de interesses profissionais e acadêmicos.

A união entre interesses

Uma outra tarefa do mentor é a de fazer com que as pessoas que estejam ligadas ao mundo business consigam desenvolver um estudo que conecte os dois mundos, isto é, o campo prático de sua profissão com o cenário acadêmico.

Visto que nem sempre as pessoas do mundo business conseguem trabalhar com esse conhecimento prático, pragmático, a consulta a um mentor é uma boa estratégia, uma vez que ele irá fornecer subsídios para que esta integração seja feita de uma maneira apropriada.

Isso ocorre porque faz parte do escopo de mentoria o fornecimento de um conhecimento que seja capaz de fazer com que o pesquisador consiga converter ideias em textos materializados. O mentor, então, apresenta algumas técnicas e métodos que podem fazer com que a pesquisa flua de uma forma muito melhor. Dessa forma, o mentor lida com um desafio: promover um conhecimento que funciona de formas diferentes a depender da área.

Quando devo procurar por uma mentoria acadêmica?

Algo que muitos se questionam diz respeito ao momento ideal em se procurar por um serviço de mentoria. Esta é uma questão bastante relativa, pois tudo depende da forma como você se relaciona com o mundo acadêmico e com a própria pesquisa científica. Algumas pessoas têm mais facilidade, outras nem tanto. Ou então, possuem dúvidas quanto a processos específicos de pesquisa.

Dessa forma, o momento ideal de se procurar por uma mentoria irá depender da quantidade de tempo que deseja economizar com uma fase específica do seu estudo. É algo que depende também da forma como você encara os desafios da vida. Quanto mais estratégica for a sua vida, maiores serão os benefícios fomentados pelo consultor procurado. Nesse contexto, o mentor irá oferecer uma ajuda direcionada, considerando as dificuldades e as facilidades do consultado nessa troca.Quando devo procurar por uma mentoria acadêmica

Entretanto, sair da zona de conforto será essencial para que todo esse conhecimento adquirido junto a um mentor seja convertido em ações práticas e eficientes. Também é de suma importância que você mantenha claro em mente que algumas pessoas têm mais dificuldades do que as outras: umas podem precisar de mais ajuda do que outras, o que pode fazer com que a mentoria dure mais tempo. Nesse sentido, vamos discutir um pouco mais sobre o tempo de uma mentoria.

Quanto tempo dura uma mentoria?

Como temos ressaltado ao longo desta conversa, esta é uma questão bastante relativa. Temos acompanhado alguns alunos desde a graduação, uma vez que conseguem se sair melhor quando recebem a ajuda de um especialista, porém, é muito comum que os alunos procurem pela mentoria apenas em momentos específicos da pesquisa.

Dessa forma, não são raros os casos de alunos que também buscam por essa ajuda apenas nos momentos mais críticos, como é o caso, por exemplo, daqueles que se encontram com algum tipo de bloqueio e, dessa forma, não conseguem desenvolver a pesquisa.

Ou então, procuram quando são reprovados em uma sessão de qualificação, porque não sabem o que fazer para atender às sugestões indicadas pela banca para que o trabalho seja aprovado. Alunos que têm prazos muito curtos para a produção de um capítulo também costumam procurar por esse tipo de serviço. Logo, vai depender da sua necessidade.

A mentoria pode auxiliar os alunos que ainda estão na graduação?

Todos aqueles que desenvolvem uma pesquisa ou que têm interesse (ou a obrigação) de produzir algum texto científico podem ser beneficiados com a ajuda de um mentor. Como muitos têm iniciado a sua jornada acadêmica já na graduação por meio dos programas de iniciação científica, indicamos que essa ajuda seja procurada.

Mesmo aqueles que ainda não ingressaram no ensino superior podem ser beneficiados com esse tipo de serviço, uma vez que o mentor irá lhe ajudar escolher aquele curso que seja mais coerente aos seus objetivos e interesses profissionais e também pessoais.

O mentor pode analisar as competências e as habilidades daquele que está orientando para indicar uma área na qual o consultado pode se sair bem e se destacar. A apresentação das instituições e cursos para aqueles que ainda não ingressaram no ensino superior deve levar em consideração essas variáveis aqui listadas.

O desafio do mentor, nesse contexto, é fazer com que o consultado chegue à profissão na qual as suas competências e habilidades possam ser afloradas e destacadas. Por outro lado, podemos concluir afirmando que a mentoria é indicada para todas aquelas pessoas que tenham dificuldade durante o desenvolvimento da pesquisa.

Ficou interessado em ter uma mentoria? Fale conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui